Saiba o que envelhece a pele

Fique por dentro dos hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

O sonho da maioria das mulheres é ter uma pele linda e jovem, mas a vida moderna nem sempre ajuda. Excesso de trabalho, noites mal dormidas, refeições desbalanceadas, genética… Juntando tudo isso, mas o que envelhece a pele? A dermatologista Jucele Bettin está aqui para nos ajudar a resolver essas questões, com as melhores dicas para nos afastar dos maus hábitos.

Exposição solar: “Sem dúvidas, a inimiga número um, quando o assunto é o que envelhece a pele. Os raios ultravioletas são capazes de alterar as fibras colágenas e elásticas da pele e, por isso, são responsáveis por 80% do envelhecimento da cútis quando exposta ao sol. Portanto, lembre-se sempre de usar diariamente protetor com, no mínimo, FPS 30”.

Cigarro: “Fuja dele! O cigarro ajuda na perda de colágeno – o responsável pela elasticidade da cútis – o que favorece o aparecimento da flacidez. Livrar-se do vício não é fácil, mas a tarefa não pode ser tratada como impossível. Caso seja necessário, procure ajuda médica para eliminar isso da vida”.

Estresse: “Além do abalo emocional, o estresse é capaz de diminuir as defesas naturais do corpo. Justamente por isso, a pele acaba mais exposta a patologias, como herpes e alergias. Dica: a prática de exercício físico relaxa e alivia os sintomas do estresse”.

Falta de hidratação: “As pessoas que ingerem pouca água têm uma pele sem vitalidade e com flacidez. Seguir à risca o recomendado – que é beber ao menos dois litros de água diariamente – significa ter uma cútis mais firme e com vida. Vamos tentar?”.

Má alimentação: “Não se alimentar corretamente significa que o organismo deixa de receber as substâncias necessárias para neutralizar os radicais livres, uns dos responsáveis pelo envelhecimento da cútis. Refeições repletas de alimentos ricos em antioxidantes são capazes de proteger a pele contra a ação desses temidos inimigos. Quais são eles? Frutas cítricas, aveia, melão, abacaxi, mamão, pepino, salmão, sardinha e atum”.

Noites mal dormidas: “Quando dormimos, produzimos hormônios poderosos para a saúde da pele, como a melatonina. Além disso, uma noite bem dormida ajuda você a ficar livre das temidas olheiras, uma vez que o organismo consegue descansar corretamente durante o sono”.

A lista com o que envelhece a pele é grande, mas o resultado dos cuidados valem a pena!

Consultoria
Dermatologista Jucele Bettin
www.femclinica.com.br