Sopas funcionais

Dicas nutritivas e pouco calóricas

No inverno, a preguiça aparece e os ataques nada magros à geladeira são mais frequentes. Isso acontece porque, para equilibrar a temperatura do corpo, gasta-se mais calorias e consequentemente, sentimos mais fome. Sendo assim, que tal equilibrar os excessos com sopas funcionais e melhor, pouco calóricas?!

“As sopas são excelentes aliadas para os dias frios e quando são feitas com ingredientes do bem, podem agregar um grande valor nutricional”, revela a nutricionista Maria Vitoria Falcão. Para os adeptos do detox, vale lembrar que, nem sempre determinado alimento funciona da mesma forma para todos pois, cada organismo possui uma necessidade energética individual.

Na hora de elaborar a sopa, o ideal é que ela tenha mais proteínas do que carboidratos e, sobre esse grupo de alimentos tão temido, não use mais de um tipo por sopa e prefira raízes como mandioquinha, inhame, batata e abóbora. Na intenção de não extrapolar as calorias, queijos também devem ser evitados. Entre as sopas mais leves estão: cenoura, chuchu, abobrinha e tomate.

Para garantir que os nutrientes não se “percam” na hora do preparo, a nutricionista orienta cozinhar sempre no vapor e fogo baixo.

Sobre os amantes de sopa que não querem dispensá-la nem na hora do almoço e não sabem se estão agindo da forma correta, Maria Vitoria alerta:   “Depende da aceitação. Existem pessoas que preferem mastigar e sentem-se mais saciadas com alimentos sólidos. Visto que os líquidos possuem um esvaziamento gástrico mais rápido, a fome também costuma chegar mais cedo”.

Se esse papo já deu água na boca, segue uma receita especial:

Sopa Verde

Ingredientes

– 1 xícara de folhas de espinafre

– 1/2 unidade de abobrinha em cubos

– 1 folha de couve em tiras

– 4 talos de brócolis

– 1 chuchu em cubinhos

– 1/2 unidade pequena de cebola ralada

– Folhas de hortelã

– 1 colher de sopa de azeite

– Sal marinho

Como fazer:

– Cozinhe o chuchu com a cebola

– Acrescente a abobrinha, o brócolis, a couve e o espinafre

– Bata no liquidificador com azeite, sal e a hortelã

– Pronto!