Sucos para sua pele

Combinações poderosas para cuidar da sua saúde e beleza

A gente sabe que é preciso respirar para sobreviver. Mas o oxigênio tem um efeito indesejado: ele provoca a oxidação das células, um processo natural que acontece com todo mundo. Nosso organismo, inteligente que é, trava uma batalha contra esses efeitos produzindo compostos que neutralizam os radicais livres produzidos durante a respiração: são os antioxidantes.

A nutricionista clínica e esportiva funcional Fernanda Paulucci, do restaurante orgânico Nattu, conta que o nosso corpo produz defesas contra os radicais livres todos os dias, mas o estilo de vida e a alimentação são essenciais para determinar o quanto conseguimos nos proteger destes inimigos da saúde e da beleza.

Estilo de vida conta muito
Poluição, tabagismo, estresse, radiação UV e má alimentação colaboram para que os radicais livres ataquem nosso organismo. Esses compostos podem levar ao aparecimento precoce de rugas e linhas finas e, também, ao surgimento de doenças cardiovasculares e pulmonares, queda da imunidade e até câncer.

Uma das principais formas de se proteger é aumentar o nível de antioxidantes no corpo consumindo alimentos repletos deles. “Folhas verdes escuras, roxas, brotos, legumes, leguminosas, frutas, sementes, castanhas, flores, infusões de plantas, gema do ovo, além de fórmulas manipuladas, são exemplos de como podemos incluir essas substâncias na nossa dieta”, exemplifica Fernanda.

Jeitinho brasileiro
Uma das maneiras de aumentar a ingestão de antioxidantes e ainda agradar ao paladar é combinar frutas, verduras e legumes em sucos poderosos que dão aquele up na beleza. São os sucos antioxidantes para a limpeza da pele.

Aproveite que o inverno demanda um cuidado especial com a hidratação e invista em sucos, smoothies, chás e águas aromatizadas. “Escolha sempre as frutas de baixo índice glicêmico, como o limão, as frutas vermelhas, o maracujá e a acerola, por exemplo”, diz Fernanda.

A nutricionista recomenda priorizar, sempre que possível, os alimentos frescos, crus e orgânicos. Já as misturas devem ser feitas de acordo com o gosto de cada um. Uma fruta, um legume e uma folha são a combinação básica dos sucos antioxidantes para limpeza da pele.