Toxina botulínica A para homens

Veja como o público masculino aposta no procedimento

Entre em uma farmácia e observe a quantidade de cosméticos destinados ao público masculino. Por lá, certamente existem opções exclusivas para eles. A preocupação deles com a beleza e o cuidado com a pele não se restringe apenas à procura por cosméticos. Atualmente, os homens também recorrem a tratamentos estéticos para rejuvenescer a aparência – sendo a toxina botulínica A um dos procedimentos mais procurados, segundo a pesquisa ASAPS (American Society for Aesthetic Plastic Surgery). Quer saber mais sobre a toxina botulínica A para homens e quais são as principais indicações? Confira a entrevista com o dermatologista André Braz:

Você percebeu o aumento da procura masculina por procedimentos estéticos? A que se deve essa demanda? 

Sim, nos últimos 10 anos a procura passou a ser muito maior. Em minha opinião, essa demanda aumentou devido à diminuição do preconceito de que só as mulheres recorrem a esses procedimentos. Afinal, estar com a autoestima em alta é fundamental para todos os gêneros.

Há alguma diferença entre a aplicação da toxina botulínica A para homens e para mulheres? 

A técnica de aplicação muda totalmente nos pacientes masculinos, pois os padrões de beleza são diferentes. Alguns exemplos são a cauda das sobrancelhas masculinas que jamais pode ser arqueada, como é o desejo das mulheres, e as rugas da testa não devem ser apagadas nos homens, assim como fazemos nas pacientes femininas.

Quais são as indicações? 

A toxina botulínica A para homens é muito procurada para amenizar as rugas entre as sobrancelhas – condição que lhes confere uma expressão de mal-humorados ou bravos. As rugas da testa e os pés de galinha são outras reclamações desse público. Também são tratados as rugas nasais e o queixo (quando a região apresenta contração muito forte e, com o tempo, vão aparecendo irregularidades). Para um resultado mais eficaz, natural e duradouro, indicamos a combinação do tratamento aliado ao preenchimento com ácido hialurônico.

Existe alguma contraindicação? 

É preciso avaliar caso a caso, mas as contraindicações mais comuns são: paciente utilizando antibióticos específicos orais, infecção cutânea ativa na área onde será realizada a aplicação e algumas doenças crônicas autoimunes.

Há alguma recomendação para que a aplicação da toxina botulínica A fique ainda melhor? 

É fundamental a combinação com o preenchimento de ácido hialurônico nas áreas de perda de volume facial. Os métodos, quando realizados em conjunto, melhoram as proporções da face. É importante ressaltar que o terço inferior da face bem delimitado e marcante é o que determina se um homem é considerado belo. Já o terço médio da face é mais importante para as mulheres, pois as maçãs do rosto são determinadas pelo hormônio feminino e simbolizam uma mulher mais atraente.

 

BR/0379/2016/Ago/2016