Variedades

Trabalho voluntário: entenda do que se trata e os benefícios que ele oferece para a saúde mental

Se autoajudar e ajudar o próximo, saiba mais sobre o trabalho voluntário

Ajudar o próximo, mas também, se autoajudar de diversas formas. Esse é o famoso Trabalho Voluntário. Muito reconhecido no mercado por ser uma forma de adquirir novas experiências e aprendizados, mas também, de transformar o mundo em um lugar melhor.

Aqui no Brasil, o trabalho voluntário é regulamentado pela Lei 9.608, de 1998, que estabelece que os serviços tenham objetivos científicos, recreativos, culturais, cívicos, educacionais ou assistenciais. E, segundo uma pesquisa da plataforma Atados, o número de inscritos para tornar-se voluntariado cresceu 43% nos três primeiros meses de pandemia, se for comparado com o mesmo período em 2019.

Quando falamos em não só ajudar o próximo, é por que o trabalho voluntário também proporciona benefícios para os voluntariados, inclusive quando o assunto é saúde mental. Os estudos dizem que diminui o estresse, pois quanto mais se ajuda o outro, menos chance de viver estressado, originando outros malefícios como ansiedade, depressão e muitos outros.

E, caso você já tenha ouvido falar que ser voluntariado nos torna uma pessoa mais feliz, é verdade. A Universidade de Oxford publicou um estudo no The Journals of Gerontology, em 2005, onde mostra que o cérebro de voluntários libera mais hormônios, como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela felicidade e bem-estar.

O que é o trabalho voluntário?

Alguém que realiza ações com objetivos em interesses sociais e comunitários. Ou seja, doação de tempo para ajudar o próximo. É por meio do voluntariado que as ONG’s e empresas fazem com que valores morais sejam construídos, como a solidariedade.

Existem três tipos de voluntariado:

Presencial: o mais comum. Pode ser constante ou apenas em algumas ocasiões. O caso de grupos educacionais;
Assistencialista: engaja pessoas a entender uma demanda social urgente, como construções de casas para indivíduos em situações de extrema pobreza;
Empresarial: As empresas reúnem colaboradores para apoiar causas sociais, como capacitar estudantes de escolas públicas para o mercado de trabalho.

Algo que deve ser destacado em relação ao trabalho voluntário é que é possível incluir essa experiência no currículo. Candidatos que se engajem em causas voluntárias podem ser vistos como um diferencial para as empresas, pois sabem que essas pessoas lidam bem com situações difíceis, são mais proativas, determinadas e empáticas.

A importância do trabalho voluntário


Onde quer que seja, ao tornar-se voluntário, você estará ajudando outras pessoas que estão em situações difíceis e participando de uma luta por uma sociedade melhor, com menos injustiça, violência e desigualdade. Ou seja, ajudar a quem precisa e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção de um lugar muito melhor.

Exemplos de trabalho voluntário

Ajudar idosos: São muitas as possibilidades e projetos para não deixar os idosos sozinhos e oferecer um pouco de carinho e atenção a eles. O Flor Gentil é um projeto bem bacana, que tem como objetivo recolher flores que sobram em eventos e montar pequenos buquês. Mas também é possível oferecer pequenas quantias de dinheiro para ajudar com os gastos do programa.

Cuidar de pessoas especiais: Não apenas contribuição monetária, mas ao levar carinho, esperança, alegria e sorriso para pessoas especiais ou debilitadas, é uma forma de ajudar.

Amparar animais: Principalmente após a pandemia, a quantidade de pets na rua praticamente dobrou. Então, ao cuidar desses animais, dar amor, carinho e prepara-lo para encontrar uma família, também é ser voluntário. Afiliar-se a ONG’s também é uma forma.

Entre muitos outros: fazer turismo social, participar de projetos esportivos, dar aulas gratuitamente, distribuir alimentos e agasalhos para moradores de rua, apoiar gestantes e ensinar trabalho manuais também entram na lista de projetos sociais.

Até para quem não tem tempo, oferecer pequenas quantias que possam colaborar, já é uma forma de ajudar.

Hoje existem diversas ONG’s e projetos precisando de colaboradores, então essa pode ser a sua chance de ajudar a construir um mundo melhor!

Mais Variedades

Leia também