Tudo sobre mastopexia

A Dra. Luciana Pepino fala sobre os benefícios da mastopexia para as mulheres

Para muitas mulheres, pode ser difícil decidir qual é a melhor alternativa para corrigir e melhorar a aparência das mamas, uma parte muito importante do corpo feminino e diretamente relacionada à sexualidade e à feminilidade. A cirurgiã plástica Dra. Luciana Pepino (CRM-SP 106.491) conversou com o Além da Beleza sobre o assunto e explicou mais sobre esse procedimento que dá um upgrade imediato na autoestima, aumentando a confiança da mulher em todos os segmentos da sua vida.

Conhecida como “lifting de mamas”, a mastopexia visa levantar e remodelar as mamas, priorizando a retirada da pele flácida, a ptose (queda das mamas) e o reposicionamento das aréolas, quando necessário. Em alguns casos, é recomendado o implante de próteses de silicone para melhorar o formato ou o tamanho da mama. Mas tudo depende da composição corporal da paciente e do resultado buscado. Segundo a Dra. Luciana, o pós-operatório requer certos cuidados como: evitar pegar peso, forçar os braços e elevar os cotovelos acima da altura dos ombros. Também é preciso dormir de barriga para cima por um mês e não dirigir por um período de no mínimo 15 dias. E, para garantir que as expectativas sejam alcançadas, outra necessidade é que a paciente fique atenta à oscilação de peso, que pode gerar nova flacidez na pele, resultando na ptose mamária novamente.

“É muito importante que paciente e cirurgião plástico conversem sobre todos os pontos que envolvem esse procedimento. Pois, há algumas contraindicações que precisam ser levadas em consideração antes da tomada de decisão. Pacientes jovens, por exemplo, precisam esperar dois anos após a primeira menstruação para realizar a mastopexia. Já em mulheres que pretendem ser mães, podem ocorrer complicações para amamentar após a cirurgia. E, nos casos de uma flacidez muito acentuada, onde a aréola se encontra em uma posição muito baixa, o levantamento destes tecidos podem comprometer parcialmente ou completamente os ductos mamários”, explica a cirurgiã Luciana Pepino.

Muitas pacientes buscam pela mastopexia após a amamentação, quando é comum a flacidez na região. No entanto, a cirurgia também é indicada para mulheres com grande variação de peso e/ou em função do envelhecimento.

Para saber mais sobre próteses de silicone, o Além da Beleza indica o acesso à página de Natrelle®, marca líder no segmento.