Vilões e mocinhos da dieta

Conheça os alimentos e suas funções

Sabemos que começar uma dieta saudável não é fácil. Conhecer as funções de cada alimento é fundamental para perder peso com saúde e equilíbrio. Pensando nesse desafio, o Além da Beleza conversou com a nutróloga Liliane Oppermann, que preparou uma lista de vilões e mocinhos que te ajudarão na hora de perder peso. Anote as dicas:

Iogurte com baixo teor de gordura: rico em proteína e cálcio, o produto contém quantidades chocantes de açúcar. Algumas marcas adicionam 30 ou mais gramas de frutose, sacarose ou de outros adoçantes.

Carboidratos refinados: evite alimentos que contenham farinha refinada, açúcar, gorduras processadas, corantes, aromatizantes e conservantes. Eles passam por um processamento que remove minerais, como o zinco e o magnésio, dos quais o corpo precisa para metabolizar carboidratos de forma apropriada. Alimentos integrais, mesmo com mais de um tipo de grão, podem ter sido feitos de grãos refinados – como farinha branca – que tem menos fibras e muitos nutrientes. Escolha o produto com mais fibras.

Saladas prontas: é preciso evitar ao máximo molhos para saladas, porque, na maioria das vezes, são riquíssimos em gordura e sódio, o que é ruim para a saúde e para a manutenção do peso.

Sal: em excesso, ele eleva a pressão arterial e pode provocar hipertensão, derrames, ataques cardíacos e danos renais. Evite ao máximo o abuso do alimento.

Barra de cereal: as nutricionistas aconselham optar por versões com maior quantidade de fibras e que sejam livres de açúcar, gordura vegetal ou chocolate. As barrinhas com pedaços de frutas também são uma boa alternativa.

Macarrão integral: com elevado teor de fibras, apresenta índice glicêmico baixo, evitando pico de insulina e diminuindo o acúmulo de gorduras, além de promover maior tempo de saciedade. Por não conter ovos, especialmente o alimento elaborado com farinha de trigo integral, não contém colesterol.

Leite integral: somente esse tipo de leite contém as vitaminas lipossolúveis A e D. As versões desnatadas, se não forem enriquecidas, perdem estas substâncias essenciais para a saúde dos olhos e dos ossos. Também contém boas quantidades de ácido linoleico, que ajuda na redução da gordura abdominal.

Feijão (e outras leguminosas): tem elevado teor de proteínas, rico em fibras solúveis e insolúveis, ferro, ácido fólico e magnésio, nutrientes que atuam na prevenção de doenças do coração. O alimento contribui para a sensação de saciedade, fato que ajuda no processo de emagrecimento.

Alimentos light e diet: nem sempre os alimentos diets apresentam baixas calorias, são criados para pessoas que devem seguir uma dieta baseada na restrição ou redução de um determinado nutriente. Já os produtos lights são produzidos com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico se comparado ao produto tradicional.
Ao começar sua dieta saudável, não esqueça de consultar um profissional da sua confiança para um acompanhamento seguro e personalizado.